Projeto Sentimentos: o que você sente e não conta?

O Projeto MED Educa da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), tem como objetivo levar assuntos variados e relacionados à área da saúde para escolas municipais, estaduais e particulares da cidade de Itajubá, a partir de um primeiro contato dos participantes com esse cenário, observou-se a necessidade da abordagem de um tema em específico: a depressão. E assim surgiu a parceria do MED Educa com o Projeto Sentimentos.

Idealizado pelas assistentes sociais Isabela Brandão Junqueira Beraldo e Maiara Carvalho, e psicóloga Fabiana A. de A. Sene Silva, o Projeto Sentimentos é uma ação dinâmica focada em jovens e adolescentes, para que estes possam tratar de assuntos como o isolamento social e possam contar com órgãos de apoio em relação aos conflitos por eles vivenciados.

A partir da parceria com a Prefeitura Municipal, em contato com a Enfermeira Amanda Susi que propôs a capacitação dos alunos do Projeto MedEDUCA, foi possível realizar a Formação de Facilitadores do Projeto Sentimentos, ministrada pelas próprias idealizadoras, alguns membros do MED Educa se tornaram aptos para aplicação desta abordagem nas escolas.

O Projeto teve início no dia 22 de agosto de 2019, com a contribuição da Enfermeira da ESF do bairro Nossa Senhora de Fátima, Enf. Flávia Cristina Alves Braga de Moura, dos Agentes Comunitários de Saúde e da Escola Estadual Barão do Rio Branco, contemplando seus estudantes de 6º a 9º ano do ensino fundamental e 1º a 3º ano do ensino médio, nos períodos matutino e vespertino.

Durante 6 semanas, uma equipe formada por alguns dos membros do Projeto MED Educa (Ana Paula de Araújo Raimundo, Geovana Martins Machado, Maria Carolina de Oliveira, Rafael Maiolini, Thaissa Aline Ribeiro e Vitória Kallás Mendes), supervisionados pela Professora Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte, e por Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia de Saúde da Família, responsável pela escola de atuação, desenvolveram o projeto a partir de dinâmicas, brincadeiras, jogos, oficinas de pintura, rodas de conversa, momentos de reflexão e um passeio recreativo que ocorreu no Parque Municipal de Itajubá.

Ao final das oficinas, observou-se uma mudança em alguns dos alunos participantes, trazendo assim um resultado positivo do trabalho dos membros do projeto. Além disso, alguns alunos serão encaminhados aos serviços de saúde da cidade de Itajubá como forma de manter os cuidados necessários e demandados por eles.