núcleos
ned
Núcleo de Experiência Discente
[email protected]
O Núcleo de Experiência Discente (NED) da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) é um espaço dedicado ao apoio da saúde mental e às questões cotidianas dos alunos. O NED tem o papel de acolher, orientar e facilitar a jornada acadêmica, proporcionando um ambiente de escuta, reflexão e intervenção em questões sociais, emocionais e pedagógicas. Seus serviços abrangem uma variedade de opções, como atendimentos individuais para apoio psicológico e psicopedagógico, além de oferecer oficinas em grupo, rodas de conversa e eventos abordando temas relacionados à saúde mental, vida estudantil, acessibilidade e inclusão. Além disso, o NED também é responsável por conduzir treinamentos e colaborar com diversos setores para promover ações e decisões que promovam o sentido de pertencimento, adaptação e satisfação dos estudantes. O NED também está integrado às Monitorias e Cursos de Nivelamento, oferecendo suporte adicional aos alunos. Além disso, promove atividades de lazer e cultura que visam promover a saúde e o bem-estar dos estudantes. O setor também desempenha um papel estratégico na comunicação e orientação aos alunos, na construção e implementação de políticas de acolhimento, acesso e permanência que são fundamentais para a comunidade acadêmica.
1) Onde está localizada a sala do NED – FMIT?
As salas do NED e NED Internato estão localizadas no Setor COPEXII (Prédio principal – suba as escadas ao final do corredor da Sala dos Professores). Para garantir a acessibilidade, há também a possibilidade de acesso via plataforma elevatória, que se encontra no primeiro piso e dá acesso à recepção da COPEXII.
2) Como eu faço para entrar em contato com o NED?
Sugerimos que você entre em contato com a Rebeca, secretária da COPEXII ou com o membro da equipe que corresponda ao seu ciclo de formação. Temos profissionais específicos para o ciclo básico/clínico e para o internato. Para agendamentos ou dúvidas, você pode marcar seu horário pessoalmente, por telefone ou por e-mail ([email protected]).
Equipe

deruchette.magalhã[email protected]

[email protected]

[email protected]
Serviços
Apoio ao discente
O apoio ao discente da FMIT é realizado através da articulação de vários setores e atividades, abrangendo todas as etapas da vida acadêmica, desde o ingresso até a formatura. São implementadas estratégias de adaptação, acesso e permanência saudável na instituição de ensino superior (IES), além de acompanhamento das carreiras e atuações profissionais após a conclusão do curso. O apoio ao discente está pautado em atendimentos personalizados, atividades extracurriculares (como monitorias), apoio financeiro (bolsas e financiamentos) e estímulo à participação em eventos acadêmico-científicos. A seguir, são descritos alguns dos serviços oferecidos e executados pelo NED:
Acolhimento Psicológico
O atendimento é personalizado e individual, sem vertente clínica, focando no acolhimento das vulnerabilidades e demandas pessoais diversas, como saúde mental, comunicação e relacionamento interpessoal, qualidade de vida e adoecimento psíquico. Além disso, podem ser abordadas questões relacionadas a hábitos saudáveis, construção subjetiva profissional, ética, responsabilidade e comprometimento. Os alunos são atendidos em um ambiente acolhedor e sigiloso. O acompanhamento é realizado de forma contextualizada e crítica, prezando por uma escuta que não individualiza a queixa do aluno, fazendo-o sentir-se acolhido e vinculado ao espaço acadêmico. Em caso de necessidade, há encaminhamento para a rede de atenção psicossocial da cidade e/ou para profissionais psicólogos clínicos.
Atendimento psicopedagógico
O atendimento é personalizado e individual, sem vertente clínica, com enfoque na adaptação do discente à metodologia AFYA e à metodologia ativa, além da identificação dos tipos de aprendizagem e métodos de estudo mais eficazes. É possível também auxiliar na construção de uma rotina saudável e de um cronograma de estudos. Outra área de atuação do atendimento psicopedagógico é a reorientação profissional e de carreira, em parceria com o Núcleo de Empregabilidade.
Oficinas e intervenções grupais
São realizadas atividades grupais com os estudantes para o desenvolvimento de competências e habilidades (soft skills) necessárias para uma vivência positiva da vida acadêmica e da carreira profissional. Nessas atividades, preza-se pela construção de vínculos e o estreitamento de laços institucionais. São temas abordados nas oficinas: saúde mental do estudante de medicina, rotina de estudos saudável, comunicação não violenta, relação médico-paciente, formação de líderes, carreira profissional e mercado de trabalho, entre outros. Atualmente, tais intervenções são realizadas com pequenos grupos de alunos, para garantir a participação efetiva e a comunicação fluida e circular.
Atendimento às demandas de inclusão e acessibilidade
O NED auxilia no mapeamento, acolhimento, desenvolvimento de estratégias e ações inclusivas. Realiza ainda a construção planos de educação individualizado e a articulação com docentes, para adaptação às demandas dos discentes. Por fim, em parceria com a Coordenação do Curso, concede, adaptações inclusivas que visam potencializar o processo de ensino-aprendizagem para: PeO NED auxilia no mapeamento, acolhimento e desenvolvimento de estratégias e ações inclusivas. Também elabora planos de educação individualizados e articula com os docentes para adaptação às demandas dos discentes. Em parceria com a Coordenação do Curso, são concedidas adaptações inclusivas que visam potencializar o processo de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência, neurodiversos/transtornos de aprendizagem, sofrimento psicossocial/saúde mental, altas habilidades/superdotação, gestantes/lactantes, entre outros casos passíveis de análise.
Após análise detalhada das solicitações, podem ser deferidas adaptações de acordo com a demanda pedagógica de cada aluno. Exemplos de adaptações inclusivas incluem: tempo extra/sala especial, ledores, monitores, adaptações gráficas/de imagem, adaptações arquitetônicas e metodológicas.
Para solicitar algum tipo de adaptação, o aluno deve preencher o seguinte formulário:
Rede de Apoio - Psicólogos parceiros do NED
Thayná Caroline de Lima Branco | 04/66102 | On-line e Presencial
Tel: (35)98427-3109
Instagram: @psicothaynabranco
E-mail: [email protected]
Relacionamentos, TEA, autoconhecimento, ansiedade, depressão, avaliação psicológica, dificuldade de aprendizagem e orientação vocacional
Cristina Oliveira Ventura | 04/57811 | On-line e Presencial
Tel: (35) 99172-6359
Instagram: @psicologacristinaventura
E-mail: [email protected]
Luto, ansiedade, depressão, dificuldades na escola/faculdade e transtornos de personalidade
Liliane Aparecida Módena | 04/42479 | On-line e Presencial
Tel: (35) 99832-1936
Instagram: @lilianemodena
Sofrimentos extremos, ideação ao suicídio, orientação de país, ansiedade e depressão
Valderez Aparecida Chaves Santos | 04/31742 | On-line e Presencial
Tel: (35) 99104-9100
TDAHI, bipolaridade, alcoolismo e outras patologias
Loren Quireli | 04/68364 | On-line e Presencial
Tel: (35) 98871-2923
Instagram: @psicologa_loren_quireli
E-mail: [email protected]
Rotina hospitalar: clínica médica, ambulatório e UTI
Marcos Vinícius Bernardo Jerônimo | 04/67696 | Presencial
Tel: (35) 9 8433 3098
E-mail: [email protected]
Instagram: marcosvbj
Comportamento, mudança de maus hábitos, testes vocacionais, relacionamentos e etc
Rejane Vianna da Silva Andrade | 04/35.976 | Presencial
Tel: (35) 99996 4506
E-mail: [email protected]
[email protected]
Ludoterapia, cirurgia bariátrica e estresse
Flávia Maria de Carvalho Ferreira | 04/39363 | On-line
Tel: (35) 999398391
E-mail: [email protected]
Instagram: @flaviamcferreira
Ansiedade, depressão, estresse, autoestima, habilidades sociais e desenvolvimento pessoal - transtornos de humor
Marília Elias Pires | 04/42925 | On-line e Presencial
Tel: (35) 8456-0172
Instagram: @marilia_psicologa
Transtornos alimentares, cirurgia bariátrica e obesidade
Lucas Ezequiel da Silva Albino | 04/40341 | On-line e Presencial
Tel: (35) 99901-9789
Instagram: psicologolucasalbino
Saúde mental e emocional masculina
Natalian Mota Pereira | 04/57677 | On-line
Tel: (35) 99117-4021
E-mail: [email protected]
Instagram: @nataliamotapsi
Ideação suicida, Automutilação, Depressão, Ansiedade e Sexualidade
Daiane Costa | 04/56519 | On-line e Presencial
Tel: (35)9 9961-3430
E-mail: [email protected]
Instagram: @psi_daianecosta
Orientação Vocacional e ansiedade
Ana Flávia Assis Samuel | 04/63866 | On-line
Tel: (35)997647946
E-mail: [email protected]
Autoconhecimento
Andressa Vince de Oliveira | 04/54020 | On-line e Presencial
Tel: (35) 9 9162-5502
Instagram: @andressavincepsi
Autoestima e ansiedade
Elaine Cristina Faria Campos | 04/42478 | Presencial
Tel: (35) 9 99062810
Saúde mental
Rosana Aparecida de oliveira Costa | 04/45042 | Presencial
Tel: (35) 9 9943-9461
Empatia e acolhimento
Lucymar Bertelli | 04/21923 | Presencial
Tel: (35) 988720106
Instagram: @lucymarbertelli
E-mail: [email protected]
Transtornos de ansiedade, depressão, Burnout, luto entre outros.
Melina de Freitas Antunis Ribeiro | 04/30237 | Presencial
Tel: (35) 991862981
Psicomotricidade, oncologia, avaliação Neuropsicológica, avaliação psicológica hospitalar e cirúrgica.
Ressaltamos que os profissionais listados não possuem qualquer tipo de vínculo com a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) ou com o Núcleo de Experiência Discente (NED). Tratam-se de profissionais psicólogos que realizam atendimento clínico externo à instituição na cidade de Itajubá - MG, que se dispuseram a divulgar seu contato, modalidade de atendimento e temáticas de atuação para possíveis interessados em iniciar o processo psicoterapêutico. Sendo assim, a presente divulgação dos profissionais supracitados não se apresenta como indicação, tampouco como garantia, e/ou promoção desses em detrimento de outros psicólogos, conforme disposto no Código de Ética do Psicólogo, art. 20.
O NED/FMIT disponibiliza o link para preenchimento de formulário para que outros profissionais interessados possam compor a lista de divulgação de Rede de Apoio: https://forms.gle/JFrdUbHBwDjDy4HR9
Agendamentos
Formulário para solicitar atendimento pelo Núcleo de Experiência Discente, NED, serviço de apoio psicopedagógico da faculdade, destinado a oferecer suporte aos alunos em questões relacionadas ao seu desenvolvimento acadêmico e psicossocial.
Nosso horário de funcionamento é: a equipe de psicologia do NED cumpre uma carga horária de 22 horas semanais, atendendo de segunda a sexta-feira. Nas segundas e terças-feiras, o horário é das 08h às 13h, enquanto nos demais dias é das 08h às 12h. Já a coordenação do NED está disponível 20h, sendo: segundas e terças-feiras, das 08h às 17h, e às sextas-feiras de 14h às 17h.
É importante ressaltar que os atendimentos individuais são de caráter acolhimento breve e não caracterizam psicoterapia.
Todos da comunidade acadêmica (alunos, professores e colaboradores) são elegíveis para preencher e encaminhar o formulário de solicitação de atendimento. Após o envio do formulário, você será contatado(a) para agendarmos seu atendimento. Os dados coletados são sigilosos e apenas os psicólogos do NED terão acesso aos registros.
Por favor, esteja ciente de que o agendamento pode levar até 3 dias úteis.
Formulário de Solicitação de Atendimento: https://forms.gle/9rG1ZSNjoq79errC9
Estamos aqui para ajudá-lo(a) em sua jornada acadêmica!
Em caso de dúvidas, entre em contato:
E-mail: [email protected]
Site: https://www.fmit.edu.br/sites/ned
Instagram: https://www.instagram.com/nedfmit/
Realiza seu agendamento através do QR-code abaixo ou CLIQUE AQUI.

Editais e documentos importantes
2025.2
Edital do Processo Seletivo de Monitoria Disciplinar
Edital do Processo Seletivo de Monitoria Atendimento Educacional Especializado
2025.1
Resultado do processo seletivo de Monitoria Disciplinar
Edital de Monitoria Disciplinar
Resultado do Edital de Monitoria Disciplinar
Resultado do Edital de Nivelamento
naped
Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente
(35) 3112-2220
[email protected]
O que o NAPED:
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, no âmbito da estrutura organizacional da FMIT, caracteriza-se como um órgão de apoio pedagógico e acolhimento ao docente, subordinado à Coordenação Acadêmica. Constitui-se como um instrumento de análise, orientação eacompanhamento do processo educacional dos cursos da Instituição, promovendo uma cultura de desenvolvimento e bem-estar dos professores.
São objetivos do NAPED:
I – Promover a adequação do processo educacional da FMIT, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais;
II – Promover estudos e pesquisas pedagógicas relevantes ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na FMIT;
III – Propor e organizar atividades que visem o acolhimento e bem-estar dos professores, promovendo reflexões sobre a prática educacional e oferecendo apoio humanizado e pedagógico;
IV – Propor e executar os Programas de Desenvolvimento Docente, promovendo a qualificação contínua dos professores por meio de ações planejadas de formação continuada e atualização periódica em metodologias de ensino, uso de tecnologias inovadoras e temas relacionados à inclusão
V – Sugerir procedimentos com vistas à otimização do processo de ensino e aprendizagem, considerando aspectos pedagógicos e humanos;
VI – Apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes, promovendo o acolhimento e o diálogo;
VII – Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Coordenador Acadêmico.
Coordenadora:
Profa. Esp. Amanda Maria Braga
Coordenadora de Curso:
Profª Esp. Luciana Yara Bonaldi de Biaggi
Coordenadora Adjunta de Curso
Profª M.a. Renata Pinto Ribeiro Miranda
Diretora Acadêmica:
Profª M.a Talyta Resende
Docentes:
Profª M.a. Vanderléa Aparecida Silva Gonzaga
Profª M.a. Renata Pinto Ribeiro Miranda - Membro do NAPED;
Prof. Me. Hélio Alves - Membro do NAPED;
Contatos:
Coordenação: Esp. Amanda Maria Braga
Membros:
Prof. Me. Hélio Alves
Profª Dra. Renata Pinto Ribeiro Miranda
Profª Me. Vanderléa Aparecida Silva Gonzaga
Prof. Dr. Renato Augusto Passos
STHEM Brasil
Compartilhamos uma cartilha sobre o uso de inteligência artificial recebida no curso do Sthem. O material é interessante e aborda de forma clara e prática como a IA pode ser aplicada em diversas áreas. Confira: https://www.sthembrasil.com/wp-content/uploads/2024/06/sthem-brasil-cartilha-ia.pdf
Regulamento
REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO
PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE - NAPED
Dispõe sobre a composição, atribuições e funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente da Faculdade de Medicina de Itajubá.
Capítulo I: Do conceito, finalidades e objetivos
Art. 1º - O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, no âmbito da estrutura organizacional da FMIt, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, subordinado à Diretoria Acadêmica, constituindo-se um instrumento de análise, orientação e acompanhamento do processo educacional dos cursos da Instituição.
Art. 2º - São objetivos do NAPED: I – Promover a adequação do processo educacional da FMIT, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais; II – Promover estudos e pesquisas pedagógicas relevantes ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na FMIT; III – Promover atividades de interesse dos professores, visando à reflexão sobre a tarefa educacional; IV - Propor e executar os Programas de Desenvolvimento Docente para a permanente qualificação dos professores; V – Sugerir procedimentos com vistas à otimização do processo de ensino e aprendizagem; VI – Apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes; e VII – Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Diretor Acadêmico.
Capítulo II: Da composição
Art. 3º - O NAPED é constituído por: I - Um coordenador do núcleo, designado pelo Diretor Acadêmico; e II – Um Professor de cada área temática previstas nas DCN dos cursos e no PPC
Art. 4º - Caberá ao Diretor Acadêmico expedir o ato formal de constituição do Núcleo.
Capítulo III: Das atribuições
Art. 5º - São atribuições dos membros do NAPED: I – Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias do NAPED; II – Participar de ações do núcleo que visem orientar os professores sobre questões de caráter didático-pedagógico; III – Organizar oficinas de capacitação docente quanto à prática de métodos ativos de ensino-aprendizagem, bem como quanto ao uso de novas tecnologias educacionais; IV - Desempenhar as demais atividades que recaiam no âmbito de suas competências e aquelas delegadas ou definidas pela coordenação do núcleo e/ou diretoria acadêmica.
Art. 6º - São atribuições do coordenador do NAPED: I - Representar o núcleo junto à Diretoria Acadêmica e Geral da FMIt; II - Propor e receber propostas de atividades inerentes ao NAPED, bem como designar aos demais membros sua participação e responsabilidade sobre elas. III- Convocar reuniões ordinárias e/ou extraordinárias em conformidade com este regulamento. IV - Conduzir as reuniões. V - Emitir e assinar documentos de competência do NAPED
Capítulo IV: Do funcionamento
Art. 7º - O NAPED se reunirá ordinariamente duas vezes em cada semestre, e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação da coordenação do núcleo ou da Diretoria Acadêmica.
Art. 8º - Os representantes do NAPED que não comparecem às reuniões, sem prévia justificativa, por duas vezes consecutivas ou três alternadas, serão substituídos por outro docente eleito pelos demais componentes do respectivo núcleo.
Capítulo V: Das disposições finais
Art. 9º - Os casos omissos que eventualmente surgirem no desenvolvimento do presente Regulamento serão analisados e resolvidos pela Diretoria Acadêmica e Geral e, em última instância, pelo Conselho Superior de Ensino.
Art. 10º - O presente Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário.
Itajubá, novembro de 2018.
Diretor Acadêmico FMIT