Projeto MEDEduca
O Projeto MED Educa da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) realizou, na última quinta-feira (07 de novembro de 2019), à convite da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Itajubá, uma capacitação acerca do tema Suporte Básico de Vida.
O Projeto MED Educa, quando criado, em 2018, tinha como foco levar discussões sobre assuntos relacionados à saúde para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Itajubá/MG. Entretanto, durante o decorrer do projeto, que é vinculado à Secretaria de Saúde, atuando em conjunto com o Projeto Saúde na Escola (PSE) da Estratégia de Saúde da Família (ESF), surgiu a necessidade e o interesse em trabalhar também com profissionais das escolas.
A atividade foi executada por alguns dos membros do Projeto MED Educa (Ana Clara Vargas, Ana Júlia Sales de Souza, Gabriela de Souza, Isabela Resende de Oliveira, Keren Alberti, Maria Fernanda Maia, Mariana Mendes da Silva, Rafaela Marques, Rogério Campos e Thais Ramos de Oliveira), sob supervisão da Professora Suélen Ribeiro Miranda Pontes Duarte. A capacitação contou com a presença de 34 educadores, sendo 21 de escolas e 13 de creches da Rede Pública Municipal. Ainda estiveram presentes, professores de escolas convidadas e a Coordenadora da Secretaria de Saúde, Amanda Susi. Os convites foram enviados pela Secretaria Municipal de Educação.
Durante a atividade foram retratados assuntos como: Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Manobra de Heimlich.
Ademais, diante da atividade, espera-se que, em caso de alguma intercorrência, como PCR e engasgos, a capacitação realizada possa, mesmo que de modo indireto, diminuir os riscos de vida do aluno. Por fim, o projeto já possui planos para que, em 2020, continue abordando não somente alunos, mas também os professores e gestores, permitindo que a rede de pessoas atingidas pelas atividades seja ainda maior, além de tornar mais eficazes os planos de ação.
