FMIT se destaca no XI Fórum STHEM Brasil com 16 trabalhos apresentados e premiação de Menção Honrosa
A Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) marcou presença de forma expressiva no XI Fórum STHEM Brasil, evento que reúne instituições de ensino superior de todo o país em torno da inovação e da excelência na educação. Neste ano, a FMIT apresentou 16 trabalhos que refletem o comprometimento institucional com o avanço do ensino médico e com práticas pedagógicas transformadoras.
Entre os 1.249 trabalhos submetidos ao evento, apenas 47 foram premiados — o que representa cerca de 3,76% do total. É com grande orgulho que compartilhamos que um dos trabalhos da FMIT recebeu Menção Honrosa, um reconhecimento que evidencia a qualidade e o impacto das iniciativas desenvolvidas por nossos docentes.
A professora Marileia Chaves Andrade foi homenageada com a Menção Honrosa por seu trabalho intitulado “Boas práticas de internacionalização: alinhamento entre setores-chave como fator determinante para o avanço”. Essa conquista ressalta a relevância da integração institucional como motor de crescimento acadêmico e internacionalização.
As produções apresentadas abrangeram uma diversidade de temas, como metodologias ativas, inovação no ensino médico, responsabilidade social e gestão, refletindo a pluralidade de olhares e a dedicação dos docentes da FMIT em promover uma educação médica contemporânea, crítica e sensível às demandas sociais.
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) parabeniza todos os participantes, em especial aos premiados, e reafirma seu compromisso em fomentar a pesquisa, a troca de experiências e a valorização da prática docente como eixos centrais para o fortalecimento da educação superior no Brasil.
A participação da FMIT no XI Fórum STHEM Brasil reforça sua posição como instituição de referência na formação médica, guiada por princípios de qualidade, inovação e compromisso social.
Confira abaixo os docentes que representaram a FMIT no evento e seus respectivos trabalhos:
Autores
Título do trabalho
1.Amanda de Carvalho Pereira Moraes
ROLE-PLAYING NO ENSINO MÉDICO: UMA ABORDAGEM INTERATIVA PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
2.Amanda de Carvalho Pereira Moraes
Maria Lethícia Esteves
GAMEFICAÇÃO NO ENSINO DA FISIOLOGIA: ESTRATÉGIA ATIVA PARA COMPREENSÃO SOBRE A SECREÇÃO GÁSTRICA.
3.Amanda Maria Braga Machado
HUMANIZE, O ACOLHIMENTO DOCENTE NAS AÇÕES DE ROTINA MENSAIS DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE.
4.Amanda Maria Braga Machado
Renata de Castro Matias
IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO PDCA NO NAPED: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E MELHORIA CONTÍNUA.
5.Deruchette Danire Henriques Magalhães
Aliny Zanelato Pereira Araujo
Amanda Mendes de Melo Ribeiro
PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.
6.Deruchette Danire Henriques Magalhães
Natalian Mota Pereira
A CONSTRUÇÃO DO FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ (FUI): CULTURA, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E SAÚDE MENTAL
7.Gustavo Rodrigo Thomazine
O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATOS E PERCEPÇÕES
8.Gustavo Rodrigo Thomazine
A PARTICIPAÇÃO DA FMIT NA SNCT: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO
9.Laiz Furlan Balioni
Paulo Vinicius Coqueiro Almeida
Vinicius Felipe Lemes Pessoa
JOGO EDUCACIONAL INTERATIVO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA E ANATOMOPATOLOGIA
10.Marileia Chaves Andrade
BOAS PRÁTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ALINHAMENTO ENTRE SETORES-CHAVE COMO FATOR DETERMINANTE PARA O AVANÇO
11.Renata de Castro Matias
Tainara Galvão Brito
Vitoria Eulália Vilas Boas Carvalho
O USO DA SEMAGLUTIDA COMO COADJUVANTE NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
12.Renato Augusto Passos
Lídia Chiaradia da Silva
Luciano Magalhães Vitorino
ATIVIDADES PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA NO INTERNATO MÉDICO: INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E FORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
13.Renato Augusto Passos
Luciana Yara Bonaldi de Biaggi
Paula Solomon
Renata Pinto Ribeiro Miranda
GESTÃO ACADÊMICA DO INTERNATO EM MEDICINA: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
14.Rodolfo Souza de Faria
Fabricio Silva Magalhães
Jonas Silva Ribeiro
William Caetano Silva Goulart
CAFÉ COM MÚSICA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTERVENÇÕES MUSICAIS NA COMUNIDADE
15.Talyta Resende de Oliveira
USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO REGULATÓRIO DE CURSOS DE MEDICINA
16.Vanderlea Aparecida Silva Gonzaga
Gisele Mendes Rennó
Rogério Donizeti Reis
RASTREAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL