FMIT se destaca no XI Fórum STHEM Brasil com 16 trabalhos apresentados e premiação de Menção Honrosa

A Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) marcou presença de forma expressiva no XI Fórum STHEM Brasil, evento que reúne instituições de ensino superior de todo o país em torno da inovação e da excelência na educação. Neste ano, a FMIT apresentou 16 trabalhos que refletem o comprometimento institucional com o avanço do ensino médico e com práticas pedagógicas transformadoras.

Entre os 1.249 trabalhos submetidos ao evento, apenas 47 foram premiados — o que representa cerca de 3,76% do total. É com grande orgulho que compartilhamos que um dos trabalhos da FMIT recebeu Menção Honrosa, um reconhecimento que evidencia a qualidade e o impacto das iniciativas desenvolvidas por nossos docentes.

A professora Marileia Chaves Andrade foi homenageada com a Menção Honrosa por seu trabalho intitulado “Boas práticas de internacionalização: alinhamento entre setores-chave como fator determinante para o avanço”. Essa conquista ressalta a relevância da integração institucional como motor de crescimento acadêmico e internacionalização.

As produções apresentadas abrangeram uma diversidade de temas, como metodologias ativas, inovação no ensino médico, responsabilidade social e gestão, refletindo a pluralidade de olhares e a dedicação dos docentes da FMIT em promover uma educação médica contemporânea, crítica e sensível às demandas sociais.

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) parabeniza todos os participantes, em especial aos premiados, e reafirma seu compromisso em fomentar a pesquisa, a troca de experiências e a valorização da prática docente como eixos centrais para o fortalecimento da educação superior no Brasil.

A participação da FMIT no XI Fórum STHEM Brasil reforça sua posição como instituição de referência na formação médica, guiada por princípios de qualidade, inovação e compromisso social.

Confira abaixo os docentes que representaram a FMIT no evento e seus respectivos trabalhos:

Autores

Título do trabalho

1.Amanda de Carvalho Pereira Moraes

ROLE-PLAYING NO ENSINO MÉDICO: UMA ABORDAGEM INTERATIVA PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS


2.Amanda de Carvalho Pereira Moraes

Maria Lethícia Esteves

GAMEFICAÇÃO NO ENSINO DA FISIOLOGIA: ESTRATÉGIA ATIVA PARA COMPREENSÃO SOBRE A SECREÇÃO GÁSTRICA.

3.Amanda Maria Braga Machado

HUMANIZE, O ACOLHIMENTO DOCENTE NAS AÇÕES DE ROTINA MENSAIS DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE.

4.Amanda Maria Braga Machado

Renata de Castro Matias

IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO PDCA NO NAPED: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E MELHORIA CONTÍNUA.

5.Deruchette Danire Henriques Magalhães

Aliny Zanelato Pereira Araujo

Amanda Mendes de Melo Ribeiro

PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS.

6.Deruchette Danire Henriques Magalhães

Natalian Mota Pereira

A CONSTRUÇÃO DO FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ (FUI): CULTURA, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E SAÚDE MENTAL

7.Gustavo Rodrigo Thomazine

O PAPEL DA MONITORIA NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATOS E  PERCEPÇÕES

8.Gustavo Rodrigo Thomazine

A PARTICIPAÇÃO DA FMIT NA SNCT: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO

9.Laiz Furlan Balioni

Paulo Vinicius Coqueiro Almeida

Vinicius Felipe Lemes Pessoa

JOGO EDUCACIONAL INTERATIVO PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA E ANATOMOPATOLOGIA

10.Marileia Chaves Andrade

BOAS PRÁTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ALINHAMENTO ENTRE SETORES-CHAVE COMO FATOR DETERMINANTE PARA O AVANÇO

11.Renata de Castro Matias

Tainara Galvão Brito

Vitoria Eulália Vilas Boas Carvalho

O USO DA SEMAGLUTIDA COMO COADJUVANTE NO PROCESSO DE  EMAGRECIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

12.Renato Augusto Passos

Lídia Chiaradia da Silva

Luciano Magalhães Vitorino

ATIVIDADES PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA NO INTERNATO MÉDICO: INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E FORMAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

13.Renato Augusto Passos

Luciana Yara Bonaldi de Biaggi

Paula Solomon

Renata Pinto Ribeiro Miranda

GESTÃO ACADÊMICA DO INTERNATO EM MEDICINA: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

14.Rodolfo Souza de Faria

Fabricio Silva Magalhães

Jonas Silva Ribeiro

William Caetano Silva Goulart

CAFÉ COM MÚSICA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTERVENÇÕES MUSICAIS NA COMUNIDADE

15.Talyta Resende de Oliveira

USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO REGULATÓRIO DE CURSOS DE MEDICINA

16.Vanderlea Aparecida Silva Gonzaga

Gisele Mendes Rennó

Rogério Donizeti Reis

RASTREAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL