Alunos realizam apresentação com foco na temática 'Dengue'

Na última terça-feira (18), na disciplina PIEPE I "Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino", tivemos a apresentação de 06 importantes projetos, desenvolvidos por 06 grupos de estudantes, com foco na temática DENGUE. Os projetos elaborados foram fruto de um trabalho colaborativo e interdisciplinar, desenvolvido por estudantes de medicina e outros atores da sociedade.
Cada projeto apresentou uma abordagem única para lidar com a questão da dengue.
Os projetos serão desenvolvidos em datas específicas em localidades distintas no município de Itajubá-MG. A contribuição dos estudantes para a produção de soluções criativas e eficazes para lidar com essa questão é uma demonstração do compromisso da universidade com a sociedade. Representantes do município estiveram presentes na apresentação e destacaram a importância de projetos como estes para que possamos superar os desafios que necessitam de compreensão e da responsabilidade compartilhada de toda a comunidade.
A disciplina "Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino" mostra-se eficaz em estimular a criatividade, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Além disso, a iniciativa contribui para a formação de profissionais mais engajados e capazes de promover mudanças significativas em suas comunidades.
Os projetos apresentados pelos estudantes são exemplos claros do impacto positivo que a integração entre a academia e a sociedade pode ter. A disciplina "Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino" é uma importante iniciativa para aproximar a universidade da comunidade e contribuir para a solução de problemas relevantes para a sociedade.
CONHEÇA O PIEPE I
A universidade é um espaço onde o conhecimento é produzido e disseminado, mas nem sempre a comunidade acadêmica consegue se conectar com a sociedade de forma efetiva. A disciplina "Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino" busca mudar esse cenário, promovendo a interação dialógica entre a universidade e a sociedade.
Com uma ementa que prioriza a formação cidadã dos estudantes, a disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência interprofissional e interdisciplinar, que seja valorizada e integrada à matriz curricular. Além disso, busca contribuir para a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade.
No PIEPE, a estratégia de ensino e aprendizagem adotada é orientada e baseada na comunidade, centrada no aluno e organizada em pequenos grupos. Desenvolvida por meio de aprendizagem baseada em projetos, a disciplina busca aplicar metodologias que permitam a interdisciplinaridade e a interação político-educacional, cultural, científica e tecnológica.
A proposta da disciplina é que os alunos trabalhem em projetos que abordem questões complexas contemporâneas presentes no contexto social, promovendo a troca de conhecimentos e o contato com a sociedade. Dessa forma, a disciplina oferece uma formação interprofissional e interdisciplinar, capaz de integrar os conhecimentos teóricos com a prática e desenvolver habilidades e competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
A disciplina "Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino" é uma iniciativa importante para aproximar a universidade da sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados, capazes de promover mudanças significativas em suas comunidades, que tem como integrantes o coordenador Eduardo Gonçalves e as orientadoras Clarissa Trzesniak, Lea Gonzaga e Suelen Miranda.













