Alunos do IESC V realizam Projeto de Intervenção na Vila Vicentina

Os alunos do 5° período de Interação Ensino Serviço e Comunidade (IESC V) da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) sob a coordenação da Prof. Ana Cristina, protagonizaram uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde mental dos idosos na Vila Vicentina. As ações aconteceram entre os dias 18, 19 e 24, proporcionando momentos significativos de interação, intervenção em saúde e cultura para os moradores da instituição.
Com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e estimulante, os grupos de alunos se empenharam na organização de atividades lúdicas, participação em oficinas de pintura e rodas de música e bingo, que possibilitaram o resgate das histórias de vida dos idosos institucionalizados e a construção de vínculos. O projeto contou com a participação ativa dos professores Ana Cristina, Deruchette, João Paulo, Lídia e Rogério, que acompanharam os alunos durante todo o processo.
Os moradores da Vila Vicentina se beneficiaram não apenas das atividades planejadas, mas também da presença calorosa dos alunos, que dedicaram seu tempo e esforço para proporcionar momentos de alegria e troca de experiências. A iniciativa não só contribuiu para a promoção da saúde mental dos idosos, mas também fortaleceu os laços entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
O sucesso da ação na Vila Vicentina reflete não apenas a qualidade do ensino na IES, mas também o compromisso social dos alunos e professores.
Esta atividade compôs a agenda da Semana de Responsabilidade Social, intitulada Caminhos da Responsabilidade Social: celebrando vidas, livros e saberes, organizada pelo Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da FMIT. A programação, que visava promover o engajamento dos estudantes em compromissos sociais, encontrou na atuação dos alunos do 5° período um exemplo de comprometimento e impacto positivo na comunidade externa.












