Aluno da FMIT Colabora em Estudo Destaque na The Lancet Neurology


Pedro Henrique Machado Teixeira, um estudante do 5º ano da Faculdade de Medicina de Itajubá, turma 52, ganhou destaque internacional ao colaborar em um paper que foi capa da edição de agosto da revista The Lancet Neurology, uma das revistas mais prestigiadas na área de neurologia clínica.

Desde o início de sua trajetória acadêmica, Pedro sempre teve uma paixão ardente por pesquisa. Esse interesse o levou a tornar-se um dos poucos colaboradores sem título acadêmico avançado no projeto Global Burden of Disease (GBD). Este projeto tem como objetivo entender como diversas doenças afetam a qualidade de vida das pessoas, indo muito além das simples estatísticas de mortalidade.

Uma das áreas de foco de Pedro é a meningite. O estudo com o qual colaborou buscou analisar a "carga global" dessa doença, considerando uma ampla gama de dados coletados de 1990 a 2019. A "carga global de uma doença" é uma métrica que busca compreender o impacto total de uma enfermidade sobre o bem-estar e a saúde das pessoas. O levantamento desses dados é crucial para ajudar autoridades internacionais a decidir onde investir recursos para obter o maior impacto positivo na saúde pública.

A publicação na The Lancet Neurology não é apenas um marco em sua carreira acadêmica, mas também uma afirmação do valor de investir em formação técnico-científica desde os estágios iniciais da educação. É um feito que destaca tanto a qualidade dos alunos da Faculdade de Medicina de Itajubá como o poder transformador da pesquisa médica. A Faculdade de Medicina de Itajubá parabeniza ao aluno pela publicação!

A FMIT ressalta que o aluno foi indicado ao pesquisador principal do grupo no Brasil pelo Prof. Dr. Luciano Vitorino. O docente, com vasta experiência na área de pesquisa, mantém uma postura proativa ao incentivar seus alunos a se envolverem em pesquisas, estudos, grupos e eventos de excelência.

Veja o artigo no link a seguir:

https://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474-4422(23)00195-3/fulltext#%20

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing FMIT