Setembro Surdo: Alunos da Faculdade de Medicina de Itajubá Promovem Educação, Inclusão e Cultura Surda em Escola Municipal de Itajubá

Em comemoração ao Setembro Surdo, estudantes da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), sob orientação da professora Juliana Cristina Mendes Goulart, realizaram uma ação educativa na Escola Municipal CIEM Professora Geralda Cerávolo Rodrigues. O projeto, intitulado "Setembro Surdo: Educação, Inclusão e Cultura Surda", teve como objetivo conscientizar alunos da educação básica sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), sua importância histórica e seu papel fundamental na inclusão da comunidade surda na sociedade.
Durante a atividade, os alunos abordaram temas essenciais como a diferença entre língua e linguagem, apresentou o alfabeto em Libras, cumprimentos básicos e promoveu atividades lúdicas para engajar os alunos de maneira interativa e prática. As dinâmicas foram pensadas para aproximar os estudantes do universo surdo e fomentar o respeito à diversidade linguística.
Setembro Surdo e Datas Importantes:
A iniciativa integra as ações do mês conhecido como Setembro Surdo, um período dedicado à valorização da cultura e da identidade surda. Entre as principais datas comemorativas estão:
23 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais;
26 de setembro: Dia Nacional do Surdo – celebrado em referência à fundação do INES;
30 de setembro: Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras;

O compromisso com a Inclusão é nortear os acadêmicos com propostas e ações que vão além da sala de aula formando futuros profissionais da saúde mais sensíveis à diversidade comunicacional e preparados para promover um atendimento mais humano e acessível. A Libras não é apenas uma disciplina, mas uma ponte entre mundos que precisam se entender e se respeitar.
A proposta reforça o papel da FMIT na formação de profissionais comprometidos com a inclusão social, a cidadania e a promoção da equidade no cuidado à saúde.

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