Pesquisa realizada por acadêmicos do 5º ano é aprovada para ser apresentada no congresso Brain, Behavior and Emotions Congress

A pesquisa “Investigação sobre as relações entre a sonata K448 de Mozart com a extinção da memória de medo ao ambiente” realizada pelos discentes Kelly Christina da Mota e Mateus Lopes de Lima Falsarella, feita sob orientação dos docentes da FMIT, Rodolfo Souza de Faria e Clarissa Maria Ferreira Trzeniak, foi um dos trabalhos selecionados para ser apresentado no Brain, Behavior and Emotions Congress, que será nos dias 01 a 04 de junho em Gramado - RS.

O trabalho foi realizado no ano de 2021 e teve como objetivo primário investigar a interferência da Sonata K448 na extinção da memória do medo em camundongos machos. Os animais foram divididos em três grupos: Controle, Mozart e Ambiente e expostos à sonata K448 com determinada intensidade sonora das 21h às 7h.  Após um período de tempo os camundongos foram submetidos a testes com pequenas descargas elétricas e a um ambiente com iluminação diferenciada e depois testados quanto a capacidade de extinguir a memória do medo. Já tem-se o conhecimento que a música tem efeito sobre quase todo o cerébro e seus sistemas neurais. É importante salientar que a pesquisa científica é realizada em parceria com Cesar Sartori, professor doutor do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).