FMIT é premiada em congresso nacional ao lado de USP, InCor e Dante Pazzanese

Trabalho sobre inteligência artificial na saúde recebe destaque no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Departamento de Cardiologia da Mulher 2025

A Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) foi uma das instituições premiadas no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Departamento de Cardiologia da Mulher, realizado em maio de 2025, na cidade de São Paulo. O trabalho desenvolvido pelos discentes Henrique Ferrer Bueno, João Gustavo Pereira e Leonardo Filippini Campos, sob orientação do professor Dr. Renato Augusto Passos, conquistou o Prêmio de Inovação e Tecnologia em Saúde, reconhecimento máximo da categoria “Melhor Tema Livre em Inovação”.

Intitulado “Comparação da precisão das recomendações de mudança no estilo de vida entre diferentes modelos de IA”, o estudo avaliou a eficácia de algoritmos de inteligência artificial na formulação de recomendações para prevenção cardiovascular, alinhadas às diretrizes brasileiras de saúde.

A conquista se torna ainda mais expressiva ao posicionar a FMIT entre instituições de referência nacional e internacional em pesquisa científica na cardiologia, como o Instituto do Coração (InCor) da FMUSP e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que também foram premiados em outras categorias do evento, como Melhor Pôster, Melhor Relato de Caso e Melhor Tema Livre Oral.

“Feliz em representar a FMIT na área de inovação em saúde, num congresso nacional ao lado das instituições também premiadas com grande tradição científica em cardiologia, como a FMUSP, InCor e o Dante Pazzanese”, celebrou o estudante Henrique Ferrer Bueno, um dos autores do trabalho.

A premiação reforça o compromisso da FMIT com a formação científica de excelência, a inovação tecnológica e a promoção da saúde cardiovascular, incentivando projetos que unem pesquisa acadêmica, inteligência artificial e impacto social.