Congresso Brain, Behavior and Emotions 2023 aprova o trabalho realizado em parceria FMIT/UNICAMP sob orientação dos professores Marileia Andrade e Amyres Ribeiro.
Pesquisa intitulada “Impacto da depressão no eixo cérebro-intestino: colonização antagônica entre os gêneros e efeito modulador da exposição à música” realizada pelas acadêmicas Mariana Cáffaro Ramalho, Nathália Fernandes de Alcântara, Tatiana Capistrano de Paula e Thaissa Aline Ribeiro, sob a orientação dos professores da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) Marileia Chaves Andrade e Amyres Carvalho Ribeiro, em parceria com o professor Cesar Sartori da UNICAMP, é aprovado pelo “Brain, Behavior and Emotions”, Congresso que será realizado nos dias 7 a 10 de junho de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina.
“Atualmente, muitos estudos apontam a grande relação do eixo microbiota-intestino-cérebro na homeostase e surgimento de doenças psiquiátricas, como a depressão, sendo um importante problema de saúde pública. Com isso, a pesquisa tem como objetivo investigar as alterações na microbiota intestinal de camundongos, que foram induzidos à depressão pela separação materna. Ainda, objetiva-se analisar os efeitos da sonata K448 de Mozart no reestabelecimento da microbiota. E, interessantemente, foi possível perceber que a depressão influencia a colonização microbiana intestinal, e que a música foi um componente modulador do crescimento das colônias bacterianas.”, relatam os pesquisadores.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing FMIT