Alunos da FMIT realizam evento com profissionais de saúde da APS de Itajubá

No último dia 31 de outubro, os alunos de medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá (IESC VII), sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Augusto Passos, promoveram uma importante iniciativa para a promoção da saúde pública na região. Os estudantes se uniram a profissionais de saúde da atenção básica de Itajubá para discutir a relevância dos testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a notificação de doenças compulsórias.
A roda de conversas, realizada no âmbito acadêmico, teve como objetivo fornecer conhecimento e informações vitais aos profissionais de saúde locais, fortalecendo, assim, a parceria entre a academia e o Sistema Único de Saúde (SUS) para melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Além dos alunos de medicina e do Prof. Dr. Renato, a discussão contou com a participação da Coordenadora de Epidemiologia, Eliane Quintilhiano, a Enfermeira do CAP IST, Adriana Rosa, e a Enfermeira Viviane Cristine Ribeiro Mota, Coordenadora de Atenção Primária Municipal. A presença desses profissionais de saúde foi essencial para compartilhar suas experiências e enriquecer as discussões.
A realização dessa roda de conversas foi uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimento entre a academia e os profissionais de saúde da atenção básica. Os testes rápidos de IST e a notificação de doenças compulsórias desempenham um papel fundamental na prevenção e no controle de doenças transmissíveis, contribuindo para a melhoria da saúde pública em Itajubá.
Os estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá agradecem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde por apoiar essa iniciativa e reforçam o compromisso de continuar colaborando ativamente para fortalecer o sistema de saúde local e promover uma comunidade mais saudável.
Os alunos envolvidos no evento foram Alice Rodrigues de Luca, João Vitor Teixeira dos Santos, Joaquim de Melo Dias, Julia Maria de Castro, Larissa Cosim, Márcio Magela Godoi Moreira Filho, Renata Aparecida Ferreira de Azevedo e Renata de Castro Santos Soares. Docente responsável: Prof. Dr. Renato Augusto Passos

