Alunos da Afya Itajubá participam do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, no Rio de Janeiro

A Afya Faculdade de Medicina de Itajubá marcou presença no Congresso Brasileirode Psiquiatria, realizado no Rio de Janeiro (RJ), um dos maiores e maisrespeitados eventos científicos da área da saúde mental no país. Alunosrepresentaram a instituição com quatro apresentações de trabalhos científicos,demonstrando a qualidade da formação médica e o engajamento da comunidadeacadêmica com a pesquisa e o desenvolvimento científico.

Com orientação do professor Dr.Luciano Magalhães Vitorino, a aluna Maria Clara Chaves apresentou o pôster “Dependênciade internet, transtorno de ansiedade, otimismo e pessimismo em estudantes deMedicina durante a pandemia de Covid-19: estudo longitudinal de dois anos deseguimento”. A pesquisa investigou a relação entre hábitos digitais e saúdemental, analisando como fatores emocionais e comportamentais se modificaram aolongo do período pandêmico, contribuindo para reflexões sobre o bem-estarpsicológico no ambiente acadêmico.

Também com orientação doprofessor Dr. Luciano Magalhães Vitorino, a aluna Maria Clara Vitorinoapresentou o pôster “Associação longitudinal entre dependência de internet esintomas depressivos em estudantes de Medicina antes e durante a pandemia deCovid-19”. O estudo analisou o impacto do uso excessivo da internet sobre asaúde mental de estudantes de Medicina, contribuindo para a compreensão dosefeitos comportamentais e emocionais intensificados pelo período pandêmico.

Entre os trabalhos apresentadossob orientação do professor Luciano Vitorino, destacou-se a apresentação oraldo aluno Pedro Henrique Camargo, intitulada “Associações entre religiosidade,espiritualidade e sintomas depressivos em pessoas em situação de rua em SãoPaulo, Brasil: um estudo observacional”. A pesquisa, publicada na revistacientífica Psychiatric Quarterly (https://doi.org/10.1007/s11126-025-10163-5),investigou como a religiosidade e a espiritualidade podem atuar como fatores de proteção frente aos sintomasdepressivos em populações vulneráveis, ampliando a compreensão sobre ainfluência desses aspectos na saúde mental.

A quarta orientação foi conduzidapelo professor Me. Jorge Tostes, com as alunas Isabelly Barra Ottoni e PaulaMonique Mendes Reis, que realizaram a apresentação oral do trabalho “Aimportância dos sintomas não motores na abordagem da doença de Parkinson”. Apesquisa destacou aspectos fundamentais para o manejo integral da doença,enfatizando a relevância dos sintomas não motores na qualidade de vida dospacientes.

As quatro pesquisas apresentadasrefletiram o engajamento da Afya Itajubá com temas atuais e desafios dapsiquiatria contemporânea, reafirmando o compromisso da instituição com aformação médica de excelência, o olhar científico e o cuidado humanizado. Osalunos-pesquisadores representaram a faculdade com destaque em diferentes eixostemáticos do congresso, atuando desde a concepção e desenvolvimento dos estudosaté a apresentação dos resultados. Essa participação evidencia a maturidadeacadêmica, a empatia e a dedicação à prática médica baseada em evidências,pilares que fortalecem o propósito da Afya de formar profissionais preparadospara transformar a saúde e a sociedade.