Acadêmicos da FMIt fazem estágio no Hospital da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha
Os acadêmicos do 5º ano, da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), estiveram no Hospital da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, em janeiro deste ano, vivenciando 15 dias de experiências práticas em diagnóstico imunológico de doenças, no Laboratório de Imunologia Clínica e na Clínica Médica da Universidade.
A seleção dos participantes foi realizada pela professora da disciplina de Imunologia clínica da FMIt, Dra. Mariléia Chaves Andrade, que levou em conta o interesse e envolvimento dos alunos com a referida disciplina, e intermediou o estágio na USC – instituição onde a docente concluiu o pós-doutorado, em 2015. "7 alunos da FMIt participaram do mesmo estágio em 2015 e, para janeiro de 2019, tentarei encaminhar um número maior, mediante seleção", salientou Dra. Mariléia.
Durante o estágio, os acadêmicos puderam ampliar o conhecimento sobre diversos tipos de exames utilizados para o diagnóstico de doenças autoimunes, como o FAN (fator antinuclear), Citometria de Fluxo, ELISA, dentre outras provas diagnósticas. Também possibilitou entender como funciona o sistema de saúde em outro país e estabelecer novos contatos na área da medicina.
“Além disso, o estágio é importante para o nosso currículo médico, pois diversas instituições apresentam uma etapa de entrevista e análise de currículo, e o estágio em um hospital Europeu renomado pode ser um diferencial', enfatizou o ac. Rodrigo Liberato Gonçalves Vianna, que integrou o grupo da FMIt. Também participaram do estágio: Amanda Azevedo de Oliveira, Camila Motta Coli Putti, Karine Tobias França Ramos, Gabriela Alves de Lima e Julia Ribeiro Costa Barreto.



