FMIT celebra a participação de seus docentes no e-book recentemente lançado pelo Grupo Afya, intitulado "Metodologias Ativas no Ensino Superior" .

No Capítulo 4, os professores Gerson Yoshinari, Gustavo Thomazine e Luciano Vitorino discutem a implementação do Aprendizado Baseado em Projetos (Project-Based Learning - PBL) na formação médica, especialmente no contexto da Medicina 4.0 , caracterizada pela integração de tecnologias avançadas como tratamentos oncológicos personalizados e telemedicina. O capítulo destaca o PBL como uma metodologia educacional eficaz para conectar teoria e prática, atendendo tanto às necessidades da geração Z quanto às demandas tecnológicas contemporâneas. Através de um relato da experiência durante a pandemia de COVID-19, os autores mostram como o PBL foi utilizado para produzir e distribuir equipamentos de proteção individual, exemplificando a aplicação prática dessa abordagem em um contexto real e urgente. A conclusão enfatiza que o PBL é fundamental para desenvolver habilidades críticas em futuros médicos, preparando-os para os desafios da medicina moderna e promovendo inovação e colaboração no aprendizado médico.